O que é Aço Inoxidável?

O que é Aço Inoxidável?

O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo que, em alguns casos, recebe adição de níquel e outros metais.

Resistente à corrosão, o aço inoxidável é um “material verde” por excelência, e pode ser reciclado infinitamente. No setor da construção civil, sua taxa real de recuperação está próxima de 100%. O aço inoxidável é ambientalmente neutro e inerte, e sua longevidade garante que ele atenda às necessidades da construção sustentável. Além disso, não solta partículas quando em contato com outros elementos, como a água.

Além dos benefícios ambientais, o aço inoxidável é bonito, fácil de higienizar e de manter, altamente durável e oferece uma grande variedade de acabamentos e usos. Como resultado, o aço inoxidável pode ser encontrado em muitos objetos do cotidiano. Ele também desempenha um papel proeminente em uma série de indústrias, incluindo energia, transporte, construção, pesquisa, medicina, alimentos e logística.

Composição do Aço Inoxidável

O aço é uma liga de ferro e carbono. Já os aços inoxidáveis são aqueles aços que apresentam pelo menos 10,5% de cromo, menos de 1,2% de carbono e outros elementos de liga. A resistência à corrosão e as propriedades mecânicas do aço inoxidável podem ser melhoradas com a adição de outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, nióbio, manganês e etc.

Reação ao contato com o ar, umidade ou água

Em contato com o oxigênio, uma camada de óxido de cromo, denominada filme passivo, é formada na superfície do material. Esse filme passivo protege a superfície do aço inoxidável contra a corrosão e tem a capacidade única de autorreparação.

Propriedades Gerais do Aço Inoxidável

Estética

O aço inoxidável tem uma grande variedade de acabamentos superficiais, do mate ao brilhante, e pode ser escovado e gravado, estampado ou tingido, tornando-se um material único. É frequentemente utilizado por arquitetos para fachadas de edifícios, design de interiores e mobiliário urbano.

Propriedades mecânicas

À temperatura ambiente, o aço inoxidável tem propriedades mecânicas que o distinguem de outros materiais. O produto combina ductilidade, elasticidade e dureza, podendo ser usado em situações desafiadoras de moldagem metálica (estampagem profunda, flexão plana, extrusão, etc.), ao mesmo tempo em que apresenta resistência ao desgaste pesado (fricção, abrasão, impacto, elasticidade, etc.). Além disso, oferece um bom comportamento mecânico tanto em baixas como em altas temperaturas.

Resistência ao fogo

Quando usado em aplicações estruturais, o aço inoxidável tem a melhor resistência ao fogo de todos os materiais metálicos, apresentando uma temperatura crítica acima de 800°C. O aço inoxidável é classificado "A2-s1,d0" para resistência ao fogo, sem emissão de fumaça tóxica.

Resistência à Corrosão

Com um teor mínimo de cromo de 10,5%, o aço inoxidável é continuamente protegido por uma camada passiva de óxido de cromo, que se forma naturalmente na superfície por meio da reação do cromo com o oxigênio do ar ou da água. Se a superfície for arranhada, ela se regenera. Se a superfície for arranhada, ela se regenera. Esta particularidade confere aos aços inoxidáveis sua resistência à corrosão.

Limpeza

Os itens de aço inoxidável são fáceis de limpar. Os produtos usuais de limpeza (detergentes, sabão em pó) são suficientes para higienizá-lo e não danificam sua superfície. O aço inoxidável atende plenamente às exigências de higiene e assepsia que os utensílios de cozinha requerem em meio às lavagens frequentes.

Reciclagem

O aço inoxidável é um "material verde" por excelência e é infinitamente reciclável. Dentro do setor de construção, sua taxa real de recuperação está próxima de 100%. É ambientalmente neutro e inerte, quando em contato com elementos como a água, e não solta partículas que possam modificar a composição desses elementos. Na construção civil, essas qualidades tornam o aço inoxidável ideal para aplicações expostas a condições climáticas adversas, como telhados, fachadas, sistemas de recuperação de água da chuva e tubulações de água doméstica. A longevidade do aço inoxidável cumpre os requisitos de construção sustentável. Sua eficácia, facilidade de instalação e baixa manutenção garantem ao usuário uma vida útil inigualável.

Famílias de Aço Inoxidável

Com cinco categorias de aços inoxidáveis – cada uma diferenciada pelos elementos de liga adicionados à composição de ferro, carbono e cromo – oferecemos uma gama completa de soluções.

  • Austenítico ou série 300
    0,015% a 0,10% de carbono, 16% a 21% de cromo, 6% a 26% de níquel, 0% a 7% de molibdênio. A presença de níquel melhora a resistência à corrosão em certos meios e torna o aço inoxidável mais dúctil. A presença de molibdênio aumenta ainda mais a resistência à corrosão em meio ácido. Os aços inoxidáveis mais comuns são o 304/304L e o 316/316L.
  • Aplicações
    Mercado de caldeiras, aeronáutica, componentes eletrônicos, equipamentos ferroviários, tubos, tanques químicos e cubas para alimentos, aplicações marítimas, containers, etc.
  • Aplicações em altas temperaturas
    Sistemas de aquecimento, caixas de resistores, equipamentos de fornos.
  • Austenítico com manganês ou série 200
    São aços cromo-manganês, com baixo teor de níquel (sempre abaixo de 5%).
  • Aplicações
    Tanques asfálticos, tubos, recipientes para alimentos, silos, correias transportadoras, solas de calçados de segurança, etc.
  • Ferríticos ou série 400: a oferta ferrítica da KARA
    0,02% a 0,06% de carbono, 10,5% a 30% de cromo, 0% a 4% de molibdênio. Comumente utilizadas em ambientes internos, essa família de aços inoxidáveis está agora sendo desenvolvida para revestimentos e produtos estruturais.
  • KARA é a marca Aperam para aços inoxidáveis ferríticos
    Ao contrário de outros aços inoxidáveis, a linha KARA não contém níquel e, portanto, é imune às flutuações de preço deste elemento de liga. Como resultado, os preços são mais estáveis ao longo do tempo, dando à KARA um argumento forte no setor de construção onde o custo do projeto e o projeto econômico são elementos-chave.
  • Aplicações
    Sistemas de exaustão de carros, correias transportadoras, utensílios de cozinha, caldeiras, aparelhos domésticos, guarnições, louças, aquecimento, tanques de água quente, tubos, etc.
  • Austeno-ferríticosou Duplex
    0,02% de carbono, 0% a 4% de molibdênio, 1% a 7% de níquel e 21% a 26% de cromo. Estes aços inoxidáveis não só oferecem excelente qualidade, devido ao seu baixo teor de níquel – um material que sofre com variações de preços altamente voláteis -, como também oferecem boa produtividade.
  • Aplicações
    Petróleo, gás, celulose e papel, setores de dessalinização, indústria química, etc.
  • Martensíticos
    0,1% de carbono, 10,5% a 17% de cromo.  
  • Aplicações
    Cutelaria, ferramentas de corte, ferramentas manuais, molas, etc. 

Requisição de contato

Quer se trate de uma questão geral sobre a Aperam ou de ajuda na escolha dos produtos certos para o seu projeto, nossos especialistas estão à sua disposição e prontos para ajudar

    (*) The field is required.