Austenítico

Austenitico &
Austenítico com molibdênio
Austenítico com Manganês

Existem dois subgrupos de aço inoxidável austenítico: o 300 e o 200. Enquanto os aços inoxidáveis da série 300 atingem sua estrutura austenítica principalmente através de adição de níquel, os aços inoxidáveis da série 200 substituem o níquel por manganês e nitrogênio (embora ainda exista neles um pequeno teor de níquel).

A Fórmula Austenítica

Os aços inoxidáveis austeníticos contêm uma quantidade significativa de cromo e níquel ou manganês suficiente para “estabilizar” a microestrutura de austenita que dá a esses aços boa conformabilidade e ductilidade (e os torna não-magnéticos). Uma composição típica é de 18% de cromo e 8% de níquel, como no popular 304. Alguns aços inoxidáveis da série 300, como o 316, também contêm molibdênio. Isso aumenta a resistência do material em meio ácido e à corrosão por pites e por frestas.

Os aços inoxidáveis austeníticos são muito duráveis e resistentes à corrosão e têm alta ductilidade, baixa tensão de ruptura, alta resistência à tração e boa soldabilidade. Por tudo isso, eles podem ser usados em uma ampla gama de situações.

Austeníticos com cromo-manganês

A adição de níquel é a maneira clássica de preservar uma estrutura austenítica em aço inoxidável. No entanto, a adição de manganês, combinada com nitrogênio, pode ter o mesmo efeito – e com custo menor.

Os aços inoxidáveis austeníticos com adição de cromo-manganês são caracterizados por terem um teor de níquel consideravelmente reduzido. Algumas variedades apresentam adição de manganês, nitrogênio e até mesmo cobre. Esse conteúdo reduzido de níquel diminui o teor máximo permitido deste elemento na liga. Entretanto, menos cromo significa menos resistência à corrosão, limitando assim os tipos de aplicações para esses aços inoxidáveis.

Os aços inoxidáveis com adição de cromo-manganês apresentam excelente custo-benefício para inúmeras aplicações. Dependendo de sua composição química, eles também oferecem boa conformabilidade (ductilidade) e/ou resistência.

Principais benefícios

  • Altamente durável
  • Resistente à corrosão
  • Alta ductilidade
  • Tensão de baixo rendimento
  • Resistência à tração relativamente alta
  • Boa soldabilidade
  • Ampla gama de aplicações

Aplicações

  • Transporte ferroviário: carroceria de vagão seco a granel, tanque para líquidos, revestimento de vagões de passageiros
  • Containers
  • Petroleiros: costado e fundo do tanque, revestimento/sobrecapa
  • Processamento de alimentos: refrigerador de leite (costado e fundo do tanque), barril de cerveja
  • Indústria química
  • Aplicações industriais

Acabamentos especiais

Os setores de construção civil e design de interiores se beneficiam das soluções inovadoras e duráveis e do apelo estético dos aços inoxidáveis. 

Para atender a essa demanda, a Aperam oferece uma ampla gama de aços inoxidáveis gravados ou texturizados. As texturas oferecem mais do que apenas um toque estético. Eles também aumentam a durabilidade do material, tornando-o a solução perfeita para aplicações de alta utilização, como o interior de um elevador ou de uma estação de metrô.

Um produto
para cada aplicação

Pronto para obter soluções sob medida, desenvolvidas por uma empresa comprometida com a oferta permanente de suporte técnico? Nossos especialistas estão a postos para ajudar você a escolher o aço certo para a sua necessidade.