Resíduos e Reciclagem
Sustentabilidade Ambiental
Desde a recuperação do conteúdo metálico do pó da nossa aciaria até ao nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa de resíduos zero, não é exagero dizer que a Aperam é uma campeã da reciclagem. Também promovemos incessantemente a utilização de recursos secundários sobre materiais primários e a reciclagem de todos os tipos de resíduos.
Fabricação Responsável a partir de Materiais Reciclados
O aço é um produto infinitamente reutilizável, o que significa que é um insumo tanto em nosso processo industrial como em nossos produtos finais. Trata-se de uma propriedade única e que a Aperam está totalmente empenhada em optimizar.
A partir de 2020, muitos dos nossos produtos contêm mais de 80% de sucata metálica. Isto é especialmente verdade para os aços inoxidáveis produzidos nas nossas instalações Genk e Châtelet, com a nossa austenítica Genk média atingindo mais de 90%.
Além disso, como promotor ativo de uma economia circular, não só reciclamos sucata para a nossa produção, como também uma gama de resíduos externos. A partir de 2020, 25% de todo o nosso material de entrada (incluindo nitrogénio, combustível, paletes de madeira, consumíveis, etc.) provinha de fontes recicladas.
Reciclagem dos nossos Resíduos e Subprodutos para se tornar uma Empresa de Resíduos Zero-Waste
A utilização de materiais reciclados é uma coisa. Mas como todas as nossas actividades geram resíduos, também temos a responsabilidade de abordar os resíduos e subprodutos produzidos pelas nossas unidades e processos de fabrico. Uma vez que o nosso objectivo é tornarmo-nos uma empresa sem resíduos para aterro, precisamos de encontrar soluções para todos os nossos resíduos.
Uma das nossas respostas à este desafio é a Recyco, a nossa unidade de reciclagem europeia dedicada à recuperação e tratamento do conteúdo metálico do pó e do lodo da aciaria de fusão. Reutilizando o forno de uma antiga aciaria, tratamos estes resíduos e extraímos o valioso conteúdo metálico para o enviar de volta para reutilização.
No entanto, alguns subprodutos, tais como ácidos e lama de tratamento específico, ainda necessitam de uma solução técnica viável. É por isso que os nossos engenheiros e a nossa equipa de P&D estão a trabalhar em novas soluções inovadoras para neutralizar tais resíduos perigosos. A partir de 2020, menos de 7% do nosso total de resíduos foi classificado como perigoso.
No nosso caminho para nos tornarmos uma empresa de resíduos zero (para aterro), informamos que actualmente enviamos apenas 6% dos nossos subprodutos para o aterro, sendo o restante reutilizado, reciclado ou armazenado para futura reciclagem. Como resultado, a nossa taxa de reciclagem situa-se actualmente nos 94%.